Posts Recentes

Without Merit, de Colleen Hoover

16 março 2018


É fato que sou completamente obcecada pela autora Colleen Hoover, não posso saber de um novo lançamento da mesma sem me desesperar para o ler o mais rápido possível. Até hoje, não teve um único livro da autora que não tenha mexido comigo e trazido à tona questionamentos importantes e acho isso fascinante. E, Without Merit não significou menos para mim, desde que o li há algumas semanas venho pensado constantemente nele de tão impactante e diferente a proposta da autora.

Neste conhecemos Merit, uma garota de dezessete anos, que é emocionalmente conturbada - assim como a sua família. Ela e sua família vivem em igreja desativada, esquisito não?! Pois é. Mas esse é um dos menores problemas, desde que sua mãe que teve câncer há alguns anos e se recuperou recusa-se sair do porão devido a agorafobia que possui. Para completar, seu pai acabou por casar com a enfermeira de sua esposa assim que ela engravidou dele. E, apesar de todos viverem juntos na mesma casa, a família é visivelmente quebrada.

Ficha Técnica:
ISBN-10: 1501170627 | Ano: 2017 | Páginas: 384 | Idioma: Inglês | Editora: Atria Books | Gênero: YA, Jovem Adulto

Desde o início é possível perceber traços de depressão e ansiedade em Merit, mas com o desenrolar da história a situação se torna gritante e é irritante o quanto todos da casa parecem não dar mínima ou sequer perceber. Ela passa dias sem sequer dirigir uma palavra aos outros membros da família, deixa de ir à escola e parece passar despercebida a todo momento. Até a chegada de Sagan, alguém da vida de sua irmã gêmea.

Sagan é aquele tipo garoto que só a Colleen Hoover consegue criar e parecer tão real apesar da perfeição. Assim como Merit ele é quebrado, existem acontecimentos de seu passado e até mesmo presente que o destruiu e continua a destruir. E ele é o único que realmente percebe de imediato o quanto Merit precisa de uma ajuda e realmente a nota. Ao contrário do que muitos esperam, este não é um livro que tem como tema central um romance e sim o processo de crescimento e cura de Merit. Até porque, ela não pode se apaixonar por Sagan.

Suas emoções e reações são válidas, Merit. Não permita que ninguém lhe diga nada diferente. Você é a única que pode senti-las. 

A história realmente se desenrola quando a situação foge do controle de Merit e ela realmente não suporta mais viver sentindo-se invisível, num lar repleto de mentiras e segredos. A partir disso, Merit em uma tentativa desesperada de reverter essa situação sufocante escreve uma carta com todos os segredos e verdades a respeito de cada membro da casa. A carta escrita por Merit culminou em uma série de acontecimentos que, felizmente, ocasionaram mudanças. Principalmente dentro dela, que estava aos poucos se sufocando com tudo o que guardava dentro de si.

Foi difícil escrever a resenha sobre este livro, Colleen Hoover desenvolveu diversos acontecimentos que só podem ser descobertos a partir da leitura do livro e, que caso contrário, seria um grande spoiler. Apesar de fugir um pouco da abordagem típica da autora, Without Merit é um livro com uma sensibilidade sem fim e, que aborda temas de grande importância e que devem sim ser trazidos à tona. Aqui vai o meu conselho: se tiver a oportunidade o leia!

Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes, a única coisa que merece é perdão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário