Posts Recentes

A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace

05 março 2018


A Princesa Salva a Si Mesma neste Livro é uma coletânea de poemas, escrito pela autora Amanda Lovelace e lançado em 2017 pela Editora Leya no Brasil. Contendo um título curioso e uma capa maravilhosa, o livro traz poemas sobre empoderamento feminino, relacionamentos abusivos e conflitos internos.

Esse livro me chamou a atenção por sua capa. Eu não tinha a intenção de comprar nenhum livro de poemas naquela minha visita ao site da Amazon Brasil. No entanto, ao me recomendar esse livro, não tive outra saída a não ser adquiri-lo. Eu não sabia muito o que esperar, comprei meio às cegas, mas fui totalmente surpreendida com os poemas e, principalmente, como eles conversaram comigo em um momento em que eu mais precisava ler aquilo.

Poemas são sempre abstratos para mim, a maioria deles pelo menos. A gente nunca vai saber exatamente o que o autor quis dizer com aquele verso, aquela estrofe, a não ser que ele nos conte diretamente. Nesse livro, apesar da autora falar sobre vários assuntos, pude me encaixar em pelo menos 80% deles e em todos, eu conseguia entender exatamente o que ela queria passar para suas leitoras.

O livro é divido em quatro partes: a princesa, a donzela, a rainha, você. Em cada uma das partes, Amanda traz poemas sobre alguma coisa especifica. Como mencionei acima, a autora fala sobre relacionamentos abusivos, sobre relacionamentos com amigos, com a vida, com os pais, com o mundo, com nós mesmos. A minha parte favorita, com certeza é o capítulo "você", porque a autora consegue realmente trazer o leitor para aquele momento e inseri-lo naquelas poemas, fazê-lo sentir-se pertencente e de que ele não está sozinho.

Foi nessa parte em que me senti abraçada por ela e por tantas outras mulheres, que assim como eu, já passaram por situações parecidas no qual a autora descreve. Além disso, a autora consegue mostrar como é importante sermos unidas, cuidarmos uma das outras, cuidarmos de nós mesmas. O mundo não é flores e nem sempre conseguimos erguer a cabeça e enfrentá-lo, mas NÓS PODEMOS. SEMPRE.

Em síntese, "A princesa salva a si mesma neste livro", é um livro cheio de poemas importantes, emponderadores, e com mensagens que precisam chegar em todas as mulheres. São simples, singelos, mas possuem uma forte presença e um sentimento de pertença nos corações de todas nós. Portanto, esse livro é uma ótima dica para presentear uma amiga e para você ler, pois prometo que irá se sentir acolhida, como eu me senti. 
Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Ai, amei a resenha!

    Eu amo poemas, especialmente se forem sonetos (não sei como eles se apresentam nesse livro, se são sonetos ou não) e minha poetisa preferida é a Florbela Espanca. Mas os poemas dela são MUITO diferentes desse livro que você resenhou, pois a Florbela escrevia sonetos um tanto depressivos.rs Mas, sei lá, tem algo neles que me envolve, que faz com que eu sinta que ela me entenderia, que os sentimentos que ela colocava no papel também eram meus. Enfim... É meio doido, mas os poemas fazem isso comigo.kkkkk...

    Gosto do tema empoderamento feminino e a maneira como você falou do livro, dos sentimentos e identificação que ele despertou, fez com que eu ficasse curiosa sobre ele. Vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. O título desse livro é realmente sensacional. Fico feliz em ver novas poetisas escrevendo sobre temas importantes na vida contemporânea da mulher, assim como Rupi Kaur e agora a Amanda Lovelace. E mais que isso, vários livros de ficção e não ficção também abordando tais temas e nos mostrando que juntas somos sempre mais! Adorei, miga, pode me dar de presente também <3 haha

    https://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gosto de poesias, livros assim são para se ter na cabeceira, degustar um pouquinho todos os dias, ainda mais quando os assuntos abordados são tão relevantes. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, parece que 2017 e 2018 tem sido os anos desse estilo de livros, né? Fico feliz porque é um genero que gosto bastante e que de certa forma promove o empoderamento feminino. Não li a obra em questão mas sua resenha certamente me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Pela capa eu não imaginei se tratar de poemas, não sei o que pensei na verdade, mas não esperava isso. Eu adoro poemas e para mim cada um toca ao não o leitor dependendo de sua vivencia e como esse livro trata de assuntos da realidade feminina como um todo acredito que a identificação fique mais fácil e clara realmente. Estou muito curiosa para conferir esse livro, obrigada pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi oi querida!
    Eu adorei a resenha e de ver essas fotos maravilhosas. Eu tinha algumas duvidas sobre o que se tratava o livro, mas depois de conhecer a sua opinião e também saber sobre os temas que o livro aborda, eu acho que vou comprar para ler em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Olá Ane,
    Ainda não li esse livro, mas confesso que não tenho muita vontade de fazer essa leitura por ser poesia. Como para você, elas são sempre extremamente abstratas pra mim, mas eu achei muito legal você ter dito que a autora conseguiu retratar momentos ruins que nós passamos e que conseguiu te tocar. Espero que o mesmo aconteça comigo, pois vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Poemas pra mim também são sempre abstratos! Realmente é difícil saber o que o autor quis passar! Rss
    Eu sou aquele tipo de pessoa que precisa de mais palavras para compreensão de uma história, sabe? Raramente consigo me envolver com uma poesia/poema! É um gênero que realmente não me atrai...
    Mas o conteúdo empoderador do livro em questão é mais do que edificante e esae título é um arraso! Hahahahha

    Beijos

    ResponderExcluir