Posts Recentes

| RESENHA #175 | EU ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO, IAIN REID

28 março 2017

ISBN-10: 8568432964
Título: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Autor: Iain Reid
Ano: 2017
Páginas: 224
Idioma: Português
Editora: Fábrica 231
Gênero: Suspense e Mistério, Romance, Literatura Estrangeira

Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.
Classificação: 3/5

Desde que solicitei o livro em parceria com a editora Rocco, estive extremamente ansiosa por sua chegada. Este é o típico livro que me ganhou pela capa, antes mesmo de conferir a sinopse eu soube que o queria. Assim, logo que chegou o devorei em apenas dois dias. 

Conhecemos Jack e sua namorada, o namoro é recente, ainda estão passando pela fase de se conhecerem e, principalmente, de conhecer suas famílias. E a história gira em torno disso: uma viagem para o interior, uma fazenda, para que Jack apresente seus pais para sua namorada e também, o lugar em que seu namorado cresceu. Para ela, essa viagem será decisiva.

Porém, o que Jack não sabe, é que sua namorada não está tão empolgada com isso. O pensamento por parte da garota de acabar com tudo é constante. Além disso, ela carrega consigo muitos segredos, nos quais não pretende contar para ninguém, muito menos para Jack. Mas, ela não espera que, assim como ela, Jack também tem seus segredos. E, mais sombrios do que ela possa imaginar. 

O autor fez questão de detalhar exatamente tudo. Tudo o que a namorada de Jack – a narradora – sente, os leitores sentirão também. O medo, a indecisão, a angústia. Entretanto, confesso que a detalhação exacerbada tornou a história um pouco arrastada, muitas vezes cheguei até mesmo a me perder durante a leitura. Principalmente, durante os diálogos estabelecidos entre Jack e a namorada. 

Os capítulos são alternados entre a narrativa da namorada de Jack – a qual o nome não é citado – e conversas de investigadores a respeito de um corpo encontrado. Assim, o mistério torna-se ainda maior. Mil teorias podem ser criadas a respeito do desfecho. Mas uma coisa é certa: você nunca imaginará como o mesmo terminará. Sem dúvidas, o autor inovou trazendo um suspense psicológico completamente fora dos padrões. 

Vocês devem estar se perguntando o motivo pelo qual falei tão bem do livro, porém dei uma nota baixa para ele, não é?! Então, não era o que eu estava esperando. E eu não acho que eu estava preparada para esse tipo de leitura no momento. Não consegui me conectar aos personagens, nem mesmo a história num geral. Além disso, demorei muito para sacar as intenções do autor, tornando a leitura um pouco maçante. Porém, consigo compreender toda a geniosidade por trás desse livro. Então, super o recomendo para quem esteja buscando uma leitura longe do clichê. 
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Eu gostei bastante do livro porque o desfecho me surpreendeu. Eu tinha criado várias teorias, mas o que realmente aconteceu era a última coisa que eu estava esperando. Mas realmente, toda a conversa aparentemente fiada do começo e de uma parte do meio pode desanimar os mais ansiosos mesmo hahaha Um beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante! Não sou muito adepta ao gênero, mas esse é o tipo de livro que me atrai, todo o suspense, a trama que se desenrola é bem emocionante. Porém algo que até você mencionou e que me desanima no gênero, é o texto maçante. Não que o livro seja ruim ou menos merecedor, mas algo que é quase sempre presente. Adorei a resenha e quem sabe em breve o livro entre pra lista de leitura...
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente AMEI ler esse livro, com certeza ele está nos meus favoritos de 2017.
    A maneira que o autor sabe conduzir um thriller me deixou boquiaberto e eu devorei essa obra linda em apenas algumas horas.
    Realmente um amorzinho de livro que trás uma mensagem pra lá de perturbadora <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, ainda não tinha lido sobre mas fiquei intrigada. E como assim ele não cita o nome da namorada?? Estou querendo fugir dos cliches, acho que vou dar uma chance. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a capa não diz muito sobre o livro e então, é necessário ler algumas resenhas e criticas se tivermos o interesse de ler. Lendo a sua opinião do livor, entendo o fato de você elogiar a história, mas não se envolver com os personagens. Já aconteceu muito isso comigo. Esse aqui, espero conferir, porque fiquei curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Eu também já fiz essa leitura, e é impossível não fiquei instigada diante dessa trama né? Ah, ele também me ganhou pela capa, e a edição está de parabéns! E a questão dos detalhes ao longo das cenas valoriza muito. Uma pena que você não conseguiu se conectar com os personagens e nem por ser o que você realmente esperava.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sempre estou buscando leituras longe dos clichês, então adorei essa sua dica. Fiquei super curiosa pelo mistério que ronda a trama e achei bem interessante essa alternância de ponto de vistas, e também o fato de que não sabemos o nome da namorada. Dica mais do que anotada, adorei a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Assim como você, eu fui fisgada pela capa. Que não é linda, mas possui um mistério entre as letras rabiscadas e o fundo negro.
    Conforme fui lendo sua resenha, vi possuía muito mais que eu imaginava, de fato tem segredos a serem revelados dos quais envolve o leitor... Então, penso que acertei na escolha.
    Amei
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Não considero três uma nota baixa em uma escala de 1 a 5... acho uma nota razoável.
    Eu gosto da incógnita dessa livro, da personagem não ter nome, de tudo que é dito e do que não é dito também. E a edição é maravilhosa!
    Que pena que os detalhes te incomodaram e que vc acha que não estava preparada para a história... acontece às vezes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Ai Mari

    Apesar de saber super a sua opinião sobre esse livro, to louca pra lê-lo hahahaha confesso que acho a premissa muito doida, instigante e cheia de suspense. Parabéns pela resenha minha linda :)

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Tô confusa, me perdi no enredo e olha que li duas resenhas, mas enfim kkkk se eu já tô perdida aqui... parece um tanto instigante, mas também não sei se tô no momento pra ler algo assim.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir