| RESENHA #129 | OUSE CRESCER, TARA MOHR

ISBN-10: 8543102219
Título: Ouse Crescer
Autora: Tara Mohr
Ano: 2016
Páginas: 240
Idioma: português 
Editora: Sextante
Gênero: auto ajuda
Nota: 4/5
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Em seus programas de liderança e coaching para mulheres, Tara Mohr percebeu que suas clientes ousavam pouco na carreira e na vida pessoal. Insegurança e autocrítica estavam por trás de atitudes conservadoras e confortáveis, que não condiziam com o tamanho de seus sonhos e ambições. Neste livro, ela apresenta importantes conceitos e reflexões para ajudar você a liberar todo o seu potencial. Em capítulos objetivos, Tara aponta o que atrapalha seu crescimento e ensina como calar a voz interior que a faz duvidar de si mesma e se livrar do perfeccionismo. O programa Ouse crescer oferece ferramentas para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional e já formou mais de mil mulheres pelo mundo. Nele você vai aprender:  O que o crescimento significa para mulheres como você – nada relacionado a marcos externos de sucesso, mas ao que atende a seus sonhos de vida e carreira.  As desculpas que as mulheres dão para não ousarem enquanto convencem a si mesmas de que estão fazendo tudo que podem para crescer.  Como diferenciar sua censora interior de sua mentora interior e reconhecer a sabedoria infalível que existe dentro de você.  Os detalhes em sua maneira de falar e escrever que diminuem o impacto de sua mensa...

Ouse Crescer foi um livro que chegou para mudar tudo o que eu penso sobre o mercado de trabalho. Não que ele tenha mudado todas as minhas concepções, mas ele cumpriu tudo o que propôs e me norteou para um rumo da minha carreira profissional e acadêmica que eu antes eu não enxergava. Tara Mohr é especialista em programas de liderança e coaching para mulheres. Ela percebeu que muitas das que iam até suas sessões, não ousavam muito em suas atitudes e na vida pessoal. Muitas inseguranças, muita auto crítica, justamente por estar em um sistema misógino e patriarcal, prejudicavam o desenvolvimento das mulheres no mercado e elas não tinham atitudes que condiziam com o tamanho dos seus sonhos e ambições.

A partir dessa observação, Tara uniu nesse livro, os conceitos e reflexões importantes para ajudar as mulheres a se libertarem e ousarem mais, e a apostarem mais em si mesmas. Ouse Crescer é um livro com dicas diretas onde a autora trabalha vários aspectos que nos silenciam muitas vezes e nos impedem se crescer. 

Eu estou entrando no mercado de trabalho, terminando a faculdade, terminando o estágio, então esse livro caiu como uma luva na minha vida. Sempre senti que as mulheres eram ofuscadas e se sentiam presas com suas ambições, ousavam pouco e se libertavam raramente. Quando conheci o trabalho da autora, fiquei bem curiosa em aprender o máximo que ela tinha para ensinar, porque eu sei que isso me ajudaria e também porque eu poderia repassar a todas aquelas mulheres que precisavam de alguma forma ousarem mais. 

Como citado acima, a autora é direta e em uma conversa bem aberta e ampla com o leitor, vai falando sobre o que você deve fazer para libertar a mulher brilhante que existe dentro de você. Ela ensina a como parar de se auto sabotar, de ficar escutando aquela voz chata da auto crítica e como saber distinguir a hora de ouvir sua mentora interior. Além disso, toda a diagramação do livro te da a sensação de realmente estar em um programa da Tara, com tabelas e uma disposição de parágrafos bem interessantes e dinâmicos. 

Em suma, foi um livro muito bem elaborado e muito técnico. Apesar do clima descontraído que a autora aborda, ela fala bastante sério. É importante destacar que Ouse Crescer é um livro que não precisa ser lido de uma vez, você pode ir devorando-o aos poucos, até para ir praticando os ensinamentos aos poucos. Sempre tenha um grifa texto e post-its por perto para anotações, porque é realmente um livro IMPORTANTE para qualquer mulher que esteja inserida no mercado de trabalho. 

Se você não conhece esse livro, eu super te indico. Vai além de um auto ajuda, ele é puro ensinamento sobre como devemos nos libertar e ousarmos mais num mercado tão competitivo. Eu adorei a leitura, foi bem dinâmica e descontraída, além do mais, eu realmente aprendi muita coisa que já estou botando em prática, portanto, corra adquirir seu exemplar mulher! Será uma leitura enriquecedora. 

26 comentários

  1. Oie! Tudo bem? Não sou fã de auto ajuda, dificilmente leio um , mas esse me pareceu bastante interessante, principalmente por ele ser um incentivo as mulheres!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/meta-um-capitulo-por-dia.html

    ResponderExcluir
  2. Anne, que bacana fazer uma leitura que se encaixe na sua vida em um momento de tantas decisões e ao mesmo tempo, um momento tão propicio a escolhas erradas. Fiquei bem curiosa com a leitura e acho que seria um presente perfeito pra quem está nessa de terminar a facul e encarar a profissão de frente.
    Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura e de o ir vivendo e praticando numa leitura aos poucos! :)

    Bom, e ótimo quando temos ensinamentos vindos dos livros mas o facto de ser tao técnico não me cativou tanto.. :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu detesto livros de auto-ajuda, a não ser que sejam como esse, para a vida profissional. Essa transação da vida acadêmica para o mercado de trabalho é muito complexa e lendo alguns livros como esse, eu tive grandes inspirações e graças a Deus eu estou trabalhando na minha área. Se você gosta de livros assim, eu recomendo Geração de Valor e Reinvente sua Empresa (esse é para empresários ou quem deseja abrir o seu próprio negócio, mas as dicas nele servem para qualquer hum que deseja melhorar suas atitudes na vida profissional).
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  5. Acho que sempre é válido esse tipo de livro, e já aprendi muitas coisas. Sei bem como as pessoas tem um certo preconceito de livros de autoajuda, mas no fundo auxiliam a organizar nossas ideias e sair do ostracismo. Pena que esse seja dirigido às mulheres, mas o tema é muito interessante. Ótima dica!

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Olá Anelise,
    Confesso que não gosto muito desse gênero e nem de livros mais técnicos, mas acho que é uma leitura muito válida, principalmente, para quem está na mesma situação que você. É muito legal saber que a autora é direta e é como se ela batesse papo com o autor.
    Mesmo não gostando muito do gênero, é uma dica que vou anotar, pois acho que essa leitura pode agregar e muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá =) Esses livros sabichão que nos faz mudar nossa concepções. Que máximo ele ter dado um norte para sua carreira profissional. O livro parece bem interessante. Vejo mesmo que nos mulheres se sente ofuscadas no mercado de trabalho. Amei a resenha! Além de me apresentar o livro muito bem apresentado me deixou curiosa. Gosto de livros que nos inspira em nossa vida.Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Confesso que esse tipo de livro técnico e voltado para ajudar o leitor não costumam fazer parte da minha lista de leitura.
    Mas com meus planos de me profissionalizar em 2017 e volar meus estudos para uma área diferente da que eu trabalho, este pode ser um livro que me ajudará na direção que quero seguir e a dar os primeiros passos.
    Vou guardar essa dica para o futuro.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    O mais legal do livro, que eu achei, é que foi dedicado somente a mulheres no mercado de trabalho.
    Fiquei super interessada. Já está na lista.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Anelise.
    Eu não costumo ler livros de auto ajuda. Na verdade, ultimamente tenho buscado livros que são voltados puramente para o entretenimento.
    Mas esse chamou minha atenção justamente para dar nova perspectiva para a vida profissional.Estou precisando disso e anotei a dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não gosto muito de auto ajuda, mas esse livro me chamou atenção por se dedicar a um espaço que vem aumentando, as mulheres no mercado de trabalho. Vou anotar essa dica para ler daqui um tempo, pois sinto que será de grande ajuda.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Não sou chegada em Auto ajuda, mas tenho que admitir que esse me chamou muita atenção, até por que assim como você estou começando a me preparar para ingressas no mercado de trabalho. Realmente parece ser um livro maravilhoso, e bem dinâmico de ser ler, uma leitura que vai fluindo e você vai se rendendo. Achei muito bacana a premissa do livro, com toda certeza irei procurar para fazer a leitura. Obrigada pela dica Anne ♥

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não sou muito fã de auto ajuda, mas esse livro me chamou bastante atenção pela sua temática e ensinamento. Afinal realmente nossa sociedade é muito, digamos assim fechada e preconceituosa, quando se trata de mulheres em suas profissões. Não achava que esse séria uma obra que iria me fazer desejar ler, mas agora estou ansiosa para conferir e ver o que posso aproveitar dela!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee Anelise ^^
    Eu não gosto muito de livros "nesse estilo", mas, pelas coisas que você disse sobre o livro, parece ser muito bom para as mulheres que estão ou vão entrar no mercado de trabalho, até porque todas nós já sabemos o quão machista a sociedade é, né? Parece ser muito inspirador, gostei :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu raramente leio esse estilo de livros, mas algo direcionado especificamente para as mulheres, de fato me chama a atenção! É bacana quando sabem falar diretamente com quem merece um auxílio diferencial na area.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser uma coisa bem feminista e na verdade eu acho que o trabalho de coaching não teve ser assim. Acredito que muitas possibilidades de trabalho nós passamos a enxergar com a maturidade que antes não tínhamos. quando eu me formei eubtravei e pensei: e agora? Mas aí encontrei na forma de meu orientador de mestrado várias possibilidades e a chave é vender seu peixe e ter o network. Se você não vender seu peixe, quem vai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é feminista sim, justamente porque nós mulheres ainda ganhamos menos que os homens, porque nós ainda sofremos com o machismo nas grandes corporações. É claro que cada um vende seu peixe, mas nada melhor do que ter direcionamentos para isso. :)

      Excluir
  17. Olá, tudo bem por aí?

    Eu vi esse livro recentemente no Skoob e ele não chamou muito a minha atenção, pois não costumo ler livros desse tipo. Mas se você diz que vai além de auto ajuda, quem sabe ele me agradasse bastante. Parabéns pela resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro dentre os lançamentos da autora e, alheia ao que se tratava, ignorei solenemente. Agora vejo que foi um erro.
    Não sou chegada à não-ficção, mas nesse caso é claro que vou abrir uma exceção. Gostei bastante da sua resenha, me estimulou muito. Já quero esse livro para mim.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oieee
    Tudo tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas infelizmente não chamou minha atenção por ser de auto ajuda, não gosto desse tipo de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Quando eu li a sinopse do livro eu fiquei curiosa e pensando se seria ou não uma leitura interessante... mas deixei ele meio de lado, pois não esperava que fosse me trazer algo a mais, sabe?
    Ler sua resenha me fez colocar o livro no top da lista, ainda mais por seus comentários de que o livro é mais do que um auto ajuda, e que serve como uma luva....
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Anne, tudo bem? Embora o livro trate de um assuntos super interessante que é o mercado de trabalho eu confesso que não tenho paciência para ler livros de auto ajuda. Vou deixar a dica passar. Bj

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Desconhecia o livro, mas achei muito interessante até porque sou meio insegura quanto ao lado profissional e temo arriscar e acabar quebrando a cara rsrs
    Anotei a dica e pretendo ler sim, afinal você frisa bem que é uma leitura fundamental para mulheres que querem algumas dicas para melhorar essa insegurança.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu estou com esse livro aqui em casa, mas confesso que empaquei na leitura, pois não fui muito envolvida pelo livro, sabe? Mas eu pretendo voltar a ler logo, porque apesar de não ter ficado com envolvida, eu estava achando tudo muito interessante e pela sua resenha realmente é um livro bacana. Enfim, que bom que gostou da leitura, espero gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Confesso que não sou fã de auto ajuda, mas, como você mesma disse, esse livro parece ir além. Também estou me inserindo agora no mercado de trabalho, então, sei como é difícil ousar e fazer a diferença em um mercado tão competitivo e saturado como o nosso. Sugestão mais que anotada! Espero aproveitar as dicas tanto quanto você!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não gosto muito de livros de auto ajuda, mas o tema deste livro me chamou a atenção, parece ser diferente e como você destacou acima, ele é mais do que só um livro de auto ajuda, por isso acrescentarei ele a minha lista e darei uma chance.
    Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir