Posts Recentes

Trilogia Thrawn – O Universo Expandido de Star Wars

08 março 2015



2015, o ano do evento mais esperado para a cultura pop/nerd: a volta de Star Wars para os cinemas! A saga terá seu próximo episódio, intitulado “O Despertar da Força”, lançado no dia 15 de dezembro desse ano, que relatará eventos futuros posteriores ao “Retorno de Jedi”. Porém, não estamos aqui para falar sobre o universo cinematográfico da saga (isso pode ficar para outro post), mas sim sobre o universo dos livros!

Após o lançamento do “Retorno de Jedi” em 1983, os únicos meios que deram continuidade a série eram revistas, tiras de jornais e desenhos animados. Enquanto isso o futuro de Leia, Luke, Han e da Nova República ficou desconhecido. Alguns anos se passaram, conteúdos não oficiais de fãs começaram a aparecer e em 1988 a editora americana Bantam solicitou uma autorização à LucasFilm para que pudesse publicar novos livros que contassem o restante da história. Um ano depois eles receberam a autorização da Lucas e deram início a escolha do autor. O escolhido foi Timothy Zahn, que já havia sido reconhecido por outras obras de ficção ciêntifica voltadas para o militarismo e estratégias de combate.

A obra de Timothy se passa cinco anos após a instituição da Nova República, que mesmo com a morte dos principais comandantes Imperiais, alguns remanescentes continuavam a desejar a ascensão do Império novamente. Já no lado da República, Luke desenvolve ainda mais sua Força Jedi, e Leia, casada com Han, está grávida de gêmeos e passa por um treinamento Jedi com o irmão. Enquanto isso, de forma silênciosa, há um poderoso general maligno e ótimo estrategista desenvolvendo um novo plano para reeinstituir a força Imperial. Esse ser é o Imperador não-humano Thrawn, que irá cravar uma longa guerra para alcançar o poder.

Thrawan

A nova saga também deu origem a dois personagens considerados muito importantes, verdadeiros anti-heróis alá Han Solo contrabandista que conhecemos em “A Última Esperança”, são eles Talon Karrde, líder de uma granda rede de contrabandistas e Mara Jade, ex agente secreta do Imperador Palpatine com sede de vingança de Luke Skywalker. Os dois vão desenvolver papeis muito importantes nos três volumes, passando do “the dark side” para o “the light side”.

É nesse contexto que os três livros de Timothy irão se desenvolver, primeiramente “O Herdeiro do Império”, depois “O Despertar da Força Negra” e por último “Última Ordem”, constituindo assim a “Trilogia Thrawn”. Ela alcançou sucesso imediato a partir de 1991, permanecendo no primeiro lugar dos livros mais vendidos na lista do New York Times e ganhando o carinho dos fãs. Além da trilogia de Timothy há outros 19 livros intitulados “New Jedi Order” que relata as aventuras dos jovens filhos de Leia Organa e Han Solo.

Já no Brasil a Trilogia Thrawn foi relançada no ano passado, pela editora Aleph. O primeiro volume (“O Herdeiro do Império”) teve seu lançamento na Comic Con Experience com a presença do próprio Timothy Zahn. A editora anunciou também o lançamento de 4 outros títulos do Universo Expandido Star Wars, incluindo “Kenobi” que se encontra em pré-venda.


E é assim que (com cada vez mais livros, filmes, desenhos e jogos) esperamos que o legado dessa galáxia muito muito distante permaneça entre nós de geração a geração.




Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Linda primeiramente tenho que confessar que gostei bastante do seu cantinho
    O seu blog é muito fofo e espero de coração que venha a crescer a cada dia que passar viu?
    Pode contar sempre com as minhas visitinhas e também com os meus comentários =]
    Irei te seguir. Espero que possamos ser boas amigas
    beijinhos e fica com Deus querida


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-fico-loko.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, obrigada pelas palavras! Isso é muito importante para mim. <3

      Excluir
    2. Então como passei meio que correndo na primeira vez, agora vou comentar a sua postagem direito e peço desculpas por isso.
      Então, eu tenho que confessar que gostei bastante da sua postagem.
      Eu li com calma e tudo mais, mas tenho que dizer que eu nunca vi o filme todo da série Star Wars, mas acho bastante interessante e pretendo assistir um dia todos eles para poder entender a história, porque o filme mesmo é do tempo do meu irmão, mas ele é um clássico e quero conhecer com toda certeza.

      Linda quando você atualizar o seu cantinho pode me chamar
      que passarei aqui para retribuir, porque estou com uma resenha nova em meu cantinho e adoraria saber sua opinião. Venha conferir =]

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-diario-de-um-adolescente.html

      Excluir
    3. Eu sou completamente apaixonada pelo universo Star Wars, por isso sou suspeita pra falar haha. Mas realmente assista, acredito que você irá gostar, pois os filmes são bem dinâmicos e divertidos. Não são maçantes e são para aqueles ~nerds. :)

      obrigada novamente Silvana, beijos!!

      Excluir
  2. Queria muito ler essa trilogia, já cheguei até a pesquisar um pouco sobre ela. Gosto muito, muito, muito de Star Wars, e, ao contrário de muitos fãs da saga, eu gosto de ver como expandiram o universo além dos filmes. Estou muito ansiosa pra ver O Despertar da Força *-*
    http://thaisnacidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto desse universo expandido. Tudo o que vier de SW sempre é bem vinda haha. <3

      Excluir
  3. Você gosta de Star Wars <3 ~~abraça~~ Eu te descobri nos comentários do Caligrafando-te e quando abri seu blog, apaixonei <3 Que blog mais amor! Eu quero ler estes livros o quanto antes, mas ainda tenho que ler o Star Wars: A Trilogia, que ganhei ano passado e ainda não consegui parar para ler! Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO Star Wars haha <3 ~~abraçando~~ Eu adoro o caligrafando-te, se me descobriu por lá, temos muitas coisas em comum. Adorei o teu blog também e já te segui. <3

      Esse universo expandido promete e muito. Acho que vamos conhecer muito melhor outros mundos, outros planetas, raças dessa saga maravilhosa. Um grande beijo!

      Excluir